domingo, 9 de novembro de 2008

Sugestão de leitura

Bem, querendo desviar um pouco a onda "informativa" do blog, sugere-se o presente policial (para quem tenha o tempo livre necessário e devido) com o título: Mortalha para uma Enfermeira....


A história inicia-se com a descrição de um agoniante homicídio numa das aulas práticas das estágiárias de Enfermagem, em que a vítima é uma destas. O cenário enquadra-se na Escola de Enfermagem Nightingale House, uma casa com uma história passada de tragédia, um assassíno impiedoso, intrigas, segredos, desejos sexuais reprimidos e claro enfermeirices de corredor...alías esta "história" pôs a presente relatora a reflectir em diversos temas que assombram ainda a visão social da nossa profissão e de como as gerações de enfermeiras têm valores diferentes, cruciais, com grande influência nos dias que correm. Fica aqui um excerto da obra:

"...Se não nos precatamos, a enfermagem acaba por se transformar numa arte residual, no trabalho que fica depois de todos os técnicos terem metido a colherada....Uma pessoa interroga-se sobre qual será a função da enfermeira hoje em dia. Que é que procuramos exactamente ensinar a estas raparigas?

- A obedecer implicitamente às ordens e a serem leais para com os superiores - respondeu a enfermeira Brumfett. - Obediência e lealdade. Desde que se ensine isso às alunas, obter-se-á boas enfermeiras....

A enfermeira Gearing riu-se.

- Estás atrasada vinte anos, Brumfett. Isso estava muito bem para a nossa geração, mas estas miúdas perguntam se as ordens serão razoáveis antes de começarem a obedecer e o que fizeram os seus superiores para lhes merecerem respeito. E, de uma forma geral, ainda bem que assim é. Não me dirás como se pode esperar atraír raparigas inteligentes para a enfermagem, tratando-as como embecis? Temos a obrigação de as encorajar a questionar os procedimentos estabelecidos, e até mesmo a responder à letra, uma vez por outra."

Título original: Shroud for a Nightingale

Autor: P.D.James

ISBN: 972-611-703-8

1 comentário:

Anónimo disse...

Imbecis queres tu dizer... lol