segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Cunhas

A vida de recém-licenciado não está fácil… Que o digam as autoras deste blogue que, à semelhança de mais uns milhares de enfermeiros recém-licenciados, se encontram, como não poderia deixar de ser, à procura do primeiro emprego!

Falar em desemprego actualmente tornou-se tão banal como ir ao supermercado. Para não falar nas cunhas… A partir de que momento deixaram as cunhas de ser a arma dos mais fracos e se tornaram na arma dos mais fortes?

Longe vão os tempos (os tempos pré-históricos em que na Enfermagem ainda havia quem se dava ao luxo de escolher onde trabalhar) em que as cunhas eram uma forma fácil dos incompetentes entrarem no mercado de trabalho e subirem na carreira. Hoje em dia, em conversas banais, simples conversas de café, são referidas com brilhozinho nos olhos por quem as tem, por serem sinal de orgulho! Qual foi o exacto momento em que se perdeu a vergonha de dizer “Eu entrei com cunha!!!”?

Numa altura em que é tão complicado entrar no mercado de trabalho e em que os cuidados de saúde, nomeadamente os de Enfermagem, necessitam de uma revitalização, uma lufada de ar fresco das mentes jovens e cada vez mais competentes, o que se vê é exactamente um retrocesso.
Os jovens estudantes de Enfermagem, durante a sua Licenciatura, estão mais preocupados em conhecer e relacionar-se com pessoas influentes (que vão tendo oportunidade de conhecer durante os estágios), do que adquirir o máximo de competências possíveis e serem os melhores para entrar num mercado de trabalho competitivo.

Mercado de trabalho competitivo… o que é isso?!? Arranjem-me é uma cunha que eu quero trabalhar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 9 de novembro de 2008

III Simpósio Nacional: Educação para a saúde e protecção face às Toxicodependências


A realizar-se dia 18 de Novembro de 2008, no Hotel Dom Henrique, Porto. Destinado a estudantes e profissionais de saúde, para obter informação quanto ao programa, participação com a realização de posters e inscrição aceder a: http://www.jasfarma.com/noticia.php?id=1675

Sugestão de leitura

Bem, querendo desviar um pouco a onda "informativa" do blog, sugere-se o presente policial (para quem tenha o tempo livre necessário e devido) com o título: Mortalha para uma Enfermeira....


A história inicia-se com a descrição de um agoniante homicídio numa das aulas práticas das estágiárias de Enfermagem, em que a vítima é uma destas. O cenário enquadra-se na Escola de Enfermagem Nightingale House, uma casa com uma história passada de tragédia, um assassíno impiedoso, intrigas, segredos, desejos sexuais reprimidos e claro enfermeirices de corredor...alías esta "história" pôs a presente relatora a reflectir em diversos temas que assombram ainda a visão social da nossa profissão e de como as gerações de enfermeiras têm valores diferentes, cruciais, com grande influência nos dias que correm. Fica aqui um excerto da obra:

"...Se não nos precatamos, a enfermagem acaba por se transformar numa arte residual, no trabalho que fica depois de todos os técnicos terem metido a colherada....Uma pessoa interroga-se sobre qual será a função da enfermeira hoje em dia. Que é que procuramos exactamente ensinar a estas raparigas?

- A obedecer implicitamente às ordens e a serem leais para com os superiores - respondeu a enfermeira Brumfett. - Obediência e lealdade. Desde que se ensine isso às alunas, obter-se-á boas enfermeiras....

A enfermeira Gearing riu-se.

- Estás atrasada vinte anos, Brumfett. Isso estava muito bem para a nossa geração, mas estas miúdas perguntam se as ordens serão razoáveis antes de começarem a obedecer e o que fizeram os seus superiores para lhes merecerem respeito. E, de uma forma geral, ainda bem que assim é. Não me dirás como se pode esperar atraír raparigas inteligentes para a enfermagem, tratando-as como embecis? Temos a obrigação de as encorajar a questionar os procedimentos estabelecidos, e até mesmo a responder à letra, uma vez por outra."

Título original: Shroud for a Nightingale

Autor: P.D.James

ISBN: 972-611-703-8

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Fórum de Enfermagem de Emergência/Urgência


Nos dias 27 e 28 de Novembro, no auditório do ISAVE - Póvoa de Lanhoso, irá realizar-se o Fórum de Enfermagem de Emergência/Urgência.


Destina-se a profissionais e estudantes. O preço de inscrição é de 39€ até ao dia 13 de Novembro e de 45€ após essa data.

Mais informações AQUI.