segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Vacinação contra HPV

"A vacinação de adolescentes contra o vírus do papiloma humano (HPV), um dos principais responsáveis pelo cancro do colo do útero, começa hoje, enquanto a ministra da Saúde quer aumentar o rastreio da doença.Para assinalar a entrada desta vacina no Plano Nacional de Vacinação, a ministra da Saúde, Ana Jorge, vai assistir ao fim da manhã de hoje à vacinação de uma adolescente no Centro de Saúde de Oeiras.
Todas as jovens que completem 13 anos em 2008 serão vacinadas até ao final deste ano. O objectivo é prevenir as infecções por HPV e diminuir a incidência do cancro do colo do útero, que em Portugal mata mais de 300 mulheres por ano, segundo o Ministério da Saúde.
A integração da vacina contra o HPV no Plano Nacional de Vacinação foi anunciada em Novembro de 2007 pelo primeiro-ministro, José Sócrates, tendo o Governo aprovado a disponibilização de 14 milhões de euros para a sua aquisição.
De acordo com as recomendações da Comissão Técnica de Vacinação e da Direcção-Geral da Saúde, serão primeiramente vacinadas as raparigas nascidas em 1995, sendo as jovens nascidas em 1996 e 1997 vacinadas nos próximos dois anos. Referindo-se ao cancro do colo do útero, a ministra Ana Jorge já garantiu que o Ministério da Saúde "está a criar condições para aumentar o rastreio, para que este seja mais eficaz em todas as regiões do país"."
In Público, 27 de Out de 2008

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ecos do Simpósio de Reabilitação "Sexualidade na deficiência : Falar sem tabus"


Os trabalhos iniciaram-se no passado dia 17 de Outubro, sem atrasos (o que é de louvar!). Foi com alguma reticência que vi a massa humana presente no auditório não exceder, pelas minhas contas, as 5 dezenas!E tomando a liberdade cito o Dr. João Cotim Oliveira - Provedor Metropolitano do Porto para os Cidadãos com Deficiência - "Nem o sexo fez encher um auditório!". Pois como foi também relatado durante o simpósio, no "antigamente" de há 40 anos era pecado falar-se de sexo, pois nos nossos dias impera igualmente uma certa ignorância neste tema pois estando a informação acessível e quase banalizada não há um interesse em aprofundar as verdadeiras questões da sexualidade.


O conceito de sexualidade, esplanado pela maioria dos palestrantes, é vasto ao ponto de incluir: atitudes, gestos, procedimentos, ser parte integral da personalidade do indivíduo,proporciona interação com estruturas sócio-culturais, não se restringe à genitalização e interfere na saúde física e mental.


A sexualidade é um direito humano básico e universal baseado na liberdade, dignidade e igualdade.


No respeitante às lesões vértebro-medulares (tomado aqui como a principal deficiência em debate), com a afectação dos centros autónomos e dependendo do tipo de lesão haverá consequências ao nível da sexualidade e aqui reside a intervenção dos profissionais de saúde no sentido de desmistificar, esclarecer e ajudar dentro das possibilidades de cada caso e atendendo aos recursos disponíveis. É relatado então a existência da consulta da sexualidade no Hospital da Prelada, quinzenal e multidisciplinar, para os utentes com esta patologia.


Foram ainda apresentados estudos de investigação, realizados por profissionais de saúde, como forma de ampliar os conhecimentos sobre a vivência da sexualidade nestes casos e salientar os pontos onde a intervenção é possível de modo a se superarem algumas dificuldades encontradas aquando do (re)início da actividade sexual.


Os testemunhos reais, foram o culminar de toda a apresentação, mostrando-se ambos com um à-vontade e boa disposição de louvar e apreciar. Em muito engrandeceram o simpósio e retrataram fidedignamente o quadro pintado anteriormente pelos profissionais de saúde que discursaram, sublinhando a diferença na vivência da sexualidade com o seu parceiro actualmente e no ênfase com que o fazem usando o termo afecto com tal sensibilidade de modo a retratar os sentimentos que hoje imperam nas suas relações.


O saldo desta jornada mostra-se positivo não só ao nível de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos como também a nível humano e espiritual.


Ficou no ar a promessa de se voltar ao mesmo tema, espera-se então uma maior adesão!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Simposium de Enfermagem "Qualidade e risco na Saúde"


Irá realizar-se nos dias 20 e 21 de novembro no Auditório Municipal da Póvoa do Varzim e para mais informações podem ver AQUI.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

IX Congresso Virtual HIV/AIDES

No dia 31 de Outubro irá realizar-se aquilo que é a IX edição do Congresso Virtual HIV/AIDES.
Este evento é realizado online, sendo que a participação é gratuita. Basta fazer o registo AQUI.
O tema deste ano é "A infecção VIH e o Direito" e os interessados poderão enviar o resumo do seu trabalho até 31 de Outubro. Apenas os melhores serão escolhidos e publicados online. Alguns desses serão, ainda, publicados em livro.
Mais informações Aids Congress.

Vacine-se contra a gripe na sua farmácia...

“Comprar a vacina e, de seguida, poder contar com a sua administração na farmácia representa mais conforto e conveniência para si. Também é uma garantia de que a temperatura ideal de conservação da vacina se mantém estável, desde o momento da sua compra até à administração.”

Esta frase foi retirada de um folheto distribuído pelas Farmácias Portuguesas sobre a vacina da gripe.
Diz respeito a um dos assuntos que mais se tem discutido: a quem cabe a administração destas vacinas nestes estabelecimentos?

A OE já emitiu a sua posição relativamente a este assunto. Podem ver AQUI

No entanto, existem ainda Enfermeiros que, contra esta posição, participam em supostas formações a farmacêuticos por esse país fora e a troco de alguns tostões!!! Coadjuvando, assim, a desapropriação de competências da nossa classe profissional!

Qualquer dia não seremos precisos, porque existem aí peritos a quem aos poucos se vão delegando funções… E, assim sendo, como poderemos exigir o reconhecimento da nossa licenciatura e todos os benefícios que poderiam daí advir, se somos nós que permitimos que pessoas com apenas algumas horas de formação façam o nosso trabalho???

sábado, 11 de outubro de 2008

VI Jornadas de Enfermagem de Queimados, Fórum da Maia, 24-25 de Outubro de 2008

A Associação dos Amigos dos Queimados irá organizar nos próximos dias 24 e 25 de Outubro as VI Jornadas de Enfermagem de Queimados no Fórum da Maia.
A presidência das jornadas está a cargo da Enf.ª Alda Ribeiro, Chefe da Unidade de Queimados do Hospital de São João no Porto.
Estas Jornadas irão abordar temas relacionados com o doente vítima de queimadura que interessarão a todos os profissionais de Enfermagem, quer trabalhem em cuidados de saúde primários ou em cuidados de saúde diferenciados.
Para conhecer os vários sub-temas e oradores respectivos, bem como ter acesso à ficha de inscrição, deverá consultar o seguinte endereço: www.aaq.pt/pdf/programa_vi_jeq.pdf .

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Encontro Enfermagem de Reabilitação


Nos dias 20 e 21 de Outubro, irá realizar-se o Encontro de Enfermagem de Reabilitação, no Fórum da Maia.
Para além de abordagem de temas como "Que futuro para o centro de reabilitação do norte", "Enfermagem de reabilitação em cuidados continuados" existe, ainda, a possibilidade de realizar workshops: massagem terapêutica, cinesiterapia criança, posicionamentos de doentes com AVC para enfermeiros generalistas e, ainda, crioterapia.
Para mais informações http://www.revistaenf.com/

Simpósio de Reabilitação - Sexualidade na deficiência : Falar sem Tabus

Será no 17 de Outubro de 2008, a realizar-se no Fórum da Maia, o simpósio sobre Reabilitação - Sexualidade na deficiência.
O Holismo tão preconizado na abordagem da Enfermagem ao alvo dos seus cuidados, a pessoa humana, está aqui bem patente na abordagem da vivência da sexualidade pelas pessoas com deficiência.
Está programada a abertura do simpósio pela Ministra da Saúde (aguarda-se confirmação no entanto) e perfila-se a presença de oradores das áreas de interesse com reconhecido mérito.
Para mais informação e inscrição consultar o site : http://www.sfs.pt/ .

Fóruns, os corredores da nova geração

Em todas as profissões se verifica hoje em dia a adaptação às novas tecnologias! As pessoas que fazem (e retratam) a profissão, são o input energético que faz com que esta se renove com as gerações subsequentes.
Não é novidade, que nomeadamente a internet facilita a acessibilidade à informação, pertinente ou não. A utilização dos fóruns de discussão tem no seu conceito o respeito pelo tópico principal, embora seja com certo franzir de testa que tenho presenciado alguns modos de comunicações além da racionalidade plausível.
Ou seja, sem qualquer tipo de pretensão, pude ler alguns assombrosos posts que me fizeram meditar no nível de instrução e respeito que hoje domina a nova geração na Enfermagem. Sempre que consultei foruns para obter informação, pude "assustar-me" e quase imaginar o desespero das pessoas que publicaram posts em que denotavam um certo histerismo que posso coaduná-lo como próprio do seu género e puerilidade.
Estarei a ser evasiva? Talvez, mas não sou eu quem esmifra e questiona incansávelmente os anúncios de emprego, achando que por escreverem "requerimentos" devo enviar mais que um.

Enfermeirices de corredor

Os corredores dos hospitais/clínicas/centros de saúde, são o local predilecto para se falar dos mais diversos temas, longe das enfermarias, salas de tratamentos e salas de trabalho...
a
Entre um e outro afazer, é nos corredores que as pessoas se encontram e trocam algumas palavras.
a
Com este blog, pretendemos, explorar os temas dessas conversas, mas sempre de olho naquilo que nos interessa particularmente: a ENFERMAGEM (ou não seria este um blog sobre enfermeirices!)...